aço inox em hospitais lavatório palmetal

Aço inox em hospitais: saiba porque ele é o material mais adequado

Risco iminente de todos os que precisam passar por algum procedimento hospitalar, as infecções, causadas por fungos, bactérias ou vírus, ainda são realidade nas unidades de saúde brasileiras.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), infecções hospitalares atingem cerca de 14% dos pacientes internados, além de ser responsável por mais de 100 mil mortes no Brasil todos os anos. E com o objetivo de mostrar que as doenças adquiridas em hospitais podem ser diminuidas pela escolha correta do tipo material usado em superfícies e equipamentos, neste post vamos falar sobre o papel do aço inox em hospitais.

Em 1850, mais ou menos 50 anos antes que os científicos entenderam que os microrganismos eram responsáveis por muitas enfermidades, a reconhecida enfermeira inglesa Florence Nightingale, descobriu que seus pacientes apresentavam uma grande melhoria quando o ambiente de hospital estava limpo.

Nightingale instaurou um serviço de lavanderia e higienizava todos os equipamentos rigorosamente. A enfermeira acreditava no que ela chamou de “senso comum”. As medidas de limpeza reduziram as taxas de mortalidade de pacientes com cólera, tifo e disenteria de 42% para apenas 2%. Cento e cinquenta anos depois, apesar dos enormes avanços nos estudos sobre microrganismos patogênicos e seu papel nas infecções adquiridas em hospitais, a limpeza hospitalar tem sido identificada como componente-chave (mas muitas vezes negligenciada) no controle doenças.

As superfícies de contato dos equipamentos têm provado ser uma fonte de contaminação cruzada significativa, a desinfecção regular destas superfícies é importante e útil, mas geralmente não o suficiente para parar o crescimento e a multiplicação desses patógenos.

O necessário é uma estratégia global para garantir práticas de higiene apropriadas em todas as instituições de saúde, como também em operações de processamento de alimentos. No entanto, em ambientes reais, onde as medidas de higiene são insuficientes, as superfícies como as de aço inox tem um papel importante para limitar a contaminação cruzada. As superfícies de contato têm o potencial antimicrobiano, juntamente com outras medidas de higiene, para evitar a propagação de doenças infecciosas.

Pensar no tipo de material que deve ser utilizado em um hospital é tarefa muito importante. A escolha do material adequado pode prevenir várias situações de perigo no futuro. Não é segredo nenhum que o aço inox é um dos materiais mais apropriados e seguros para ser empregado em instalações hospitalares e oferece mais segurança para todos os envolvidos.

Lavatório e expurgo em aço inox Palmetal em hospital

Lavatório e Expurgo em aço inox Palmetal em hospital

 

O uso de equipamentos de aço inoxidável no lugar de equipamentos de outros materiais como o plástico por exemplo, reduz significamente infecções adquiridas, particularmente em centros cirúrgicos onde milhares de bactérias estão à espera da próxima vítima, e por esta razão a utilização deste material é extremamente seguro em instalações de cuidados com a saúde, assegurando programas de controle de infecção, isso sem falar sobre a versatilidade, durabilidade e o design.

Por conter uma superfície não porosa, bactérias e outros microrganismos encontram dificuldade de serem de aderir a superfície diminuindo a ocorrência de proliferação e a formação de biofilmes. Uma simples limpeza com produtos desinfetantes será suficiente para garantir a eficácia, além disso,  como esse material é resistente à corrosão, não enferruja com facilidade proporcionando anos de vida e economia pois evita a substituição de equipamentos.

Aço inox em hospitais

  • É muito versátil, podendo ser aplicado de várias maneiras em diferentes equipamentos
  • Risco de contaminação diminuída em comparação com outros materiais
  • Mantém baixa taxa de oxidação
  • Alta resistência à corrosão
  • Ambientalmente amigável: 100 % reciclável e design sustentável
  • Mantém propriedades antibacterianas comprovadas cientificamente
  • Não é magnético, sendo perfeito para salas de operações
  • Tem alta resistência ao calor
  • Mantém sua forma por muitos anos
  • Higiênico e fácil de limpar
  • Superfície não porosa: prevenção da adesão de agentes patogénicos
  • Requer menos manutenção, economizando dinheiro no orçamento hospital

 

Diferentes estudos sustentam que a contaminação bacteriana em superfícies de aço inoxidável diminui exponencialmente após a limpeza em comparação com outros materiais, garantindo o bem-estar dos pacientes, familiares e funcionários.

 

carro de transporte e cadeira em aço inox Palmetal

Carro de transporte e Cadeira de laboratório em aço inox Palmetal

 

Revestimento deixa aço inoxidável livre de bactérias

O aço inox é o material perfeito para ser usado em hospitais, contudo, embora sejam fáceis de limpar, basta não limpar adequadamente as brilhantes superfícies de aço inox para que elas também acumulem bactérias causadoras de doenças.

Visando acabar com esse problema de vez e tornando o aço inox 100% antibacteriano, um grupo de cientistas belgas e franceses desenvolveram um revestimento. Céline Falentin-Daudré e seus colegas desenvolveram uma técnica para fabricar um aço inoxidável que se auto-desinfecta.

Já existem técnicas para criar uma superfície antibacteriana sobre o aço inoxidável, mas são complicadas, caras e exigem substâncias tóxicas – o suficiente para explicar porque não foram adotadas até agora.

Aço inox à prova de bactérias

A nova técnica é mais verde, dispensando os compostos químicos agressivos e usando água para criar um revestimento bioinspirado, que pode ser aplicado diretamente sobre os utensílios de aço inoxidável já prontos.

O revestimento é um adesivo formado por quatro camadas alternadas de dois tipos de polímeros, um com carga positiva e outro com carga negativa, às quais são incorporadas partículas de prata, que são fortes bactericidas.

Nos testes, o revestimento foi capaz de eliminar em duas horas bactérias E. coli que contaminavam superfícies de aço inox. “Esta nova abordagem à base de água é simples, prática e atrativa para aplicações industriais,” afirmam os pesquisadores.

 

O aço inox é um material realmente impressionante! E pra você se surpreender ainda mais, veja essas 9 aplicações inusitadas.

Cristiane Mesquita
[email protected]
No Comments

Post A Comment