Introdução:

Segundo Jim Collins em seu excelente livro FEITAS PARA VENCER, toda empresa deve ter uma estratégia Porco Espinho, inspirado no texto O porco espinho e a raposa, do autor britânico Isaiah Berlin. Enquanto a raposa faz várias coisas superficialmente e muda erraticamente de direção, o porco espinho faz apenas uma, mas, muito bem.

Ao longo dos quase 25 anos de existência da Palmetal estivemos a maior parte do tempo atuando como a raposa. Tivessemos lido o livro de Jim Collins antes, tudo seria diferente, pelo menos antes tarde do que nunca.

 

Inicio da Palmetal 1990

1990 a 1992:

No ínicio a empresa foi fundada com um objetivo claro e simples, fazer quadro de bicicleta de alumínio, na época uma senhora inovação. Depois de pouco tempo mudamos para produtos de cozinha industrial. A empresa ainda era muito pequena, mas, começavam os resultados.

 

Palmetal em 1997

1992 a 2002:

Com a nova gestão que assumiu a empresa a estratégia mudou de produtos de cozinha industrial para serviços sob encomenda. Serviços sob encomenda para todas as linhas de cliente, desde arquitetos com projetos residenciais, troféus delicados para premiações até estruturas pesadas como a Pira Olímpica presente no Cristo Redentor.

 

 

2002 a 2005:

Uma nova gestão assumiu a empresa e foram dados os primeiros passos no sentido de se desenvolver os primeiros móveis residenciais, ainda sim, por falta de vendas e por falta de produtos os serviços era predominantes.

 

Palmetal em 2007

2005 a 2007:

A linha de móveis foi extendida com o lançamento de mais produtos residenciais e mais produtos industriais. Pela primeira vez o foco foi restringido a atuarmos somente com móveis de inox, retirando de linha os equipamentos pesados para uso industrial como tanques, agitadores, etc. Nesse período começamos a atuar fortemente junto a indústria naval.

 

2007 a 2009:

Nesse período houve um extenso lançamento de produtos industriais e de design, alguns sendo muito bem sucedidos, como as cadeiras de inox, isso empolgou a empresa a tomar as decisões para o período seguinte. Nessa época começou o esforço disciplinado pelo lançamento bem sucedido do nosso site de comércio eletrônico. A estratégia continuava bem difusa.

 

2009 a 2012:

Nesses três anos houveram um intenso investimento na linha design e no foco residencial e de pessoas físicas. Foi investido um valor respeitável na nova marca a Alezzia, através de feiras, taxidoor, e outras atividades. A marca Palmetal ficou muito parada, apesar de ser responsável por mais de 80% do faturamento da empresa. E os produtos Palmetal ficaram com muito pouca renovação nesse período. Em 2010 abrimos uma loja show room em um dos pontos mais nobre do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca. A empresa continuava batalhando em vários campos: produtos Palmetal padrão, produtos sob encomenda para o setor naval, móveis para pessoas físicas vendidas através do comércio eletrônico e da loja física.

 

2012 a 2014:

Entre o final de 2012 e 2014, a empresa começou a simplificar drasticamente a sua operação e passou a ter um plano mais ou menos parecido com o do porco espinho. A loja da Barra da Tijuca foi fechada e voltamos a desenvolver e renovar os produtos Palmetal com toda a qualidade e esmero no design que havíamos adquirido na venda para pessoas físicas. Os serviços sob projeto foram reduzidos fortemente. E a decisão mais importante de todos, finalmente escolhemos um segmento para ter nosso foco principal, o setor hospitalar.

 

2015 em diante:

Nossa estratégia agora é simples e porco espinho. Fornecer aos hospitais móveis de inox com design e garantia de 10 anos.

Estamos para isso desenvolvendo produtos de ultima geração, participando das principais feiras do setor e anunciando nos grandes veículos especializados como: Revista HOSP, Saude Business, Healthcare Managment, Health Arq, SBCC (Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação)